PARTE III: A VIDA DA FÉ

24/11/2011 12:05

 

 
16)  A terceira parte do Catecismo apresenta o fim último do homem, criado à imagem de Deus: a 
bem-aventurança e os caminhos para chegar a ela: mediante um agir reto e livre, com a ajuda da fé e da 
graça de Deus (Seção I), por meio de um agir que realiza o duplo mandamento da caridade, desdobrado 
nos dez Mandamentos de Deus (Seção II).
PARTE IV: A ORAÇÃO NA VIDA DA FÉ
17)  A última parte do Catecismo trata do sentido e da importância da oração na vida dos crentes 
(Seção 1). Ela termina com um breve comentário sobre os setes pedidos da oração (Seção II), Com efeito, 
nesses sete pedidos encontramos o conjunto dos bens que devemos esperar e que nosso Pai celeste quer 
conceder-nos.
V. INDICAÇÕES PRÁTICAS PARA O USO DESTE CATECISMO
18)  Este Catecismo foi pensado como uma exposição orgânica de toda a fé católica. Por isso é 
preciso lê -lo como uma unidade. Numerosas referências dentro do próprio texto, bem como o índice analítico 
no fim do volume permitem ver a ligação de cada tema com o conjunto da fé.
19)  Muitas vezes os textos da Sagrada Escritura não são citados literalmente, mas são feitas apenas 
referências (mediante a indicação "cf."). Para uma compreensão mais aprofundada de tais passagens, é 
preciso consultar os próprios textos. Essas referências bíblicas constituem um instrumento de trabalho para a 
catequese.
20)  Quando em certas passagens se usa corpo menor, graficamente isto indica que se trata de 
observações de tipo histórico, apologético, ou de exposições doutrinais complementares.
21)  As citações, em corpo menor, de fontes patrísticas, litúrgicas, magisteriais ou hagiográficas são 
destinadas a enriquecer a exposição doutrinal. Com freqüência esses textos foram escolhidos para uso 
diretamente catequético.
22)  No final de cada unidade temática, uma série de textos sucintos resumem em fórmulas
condensadas o essencial do ensinam do ensinamento. Esses "resumindo" têm por objetivo oferecer sugestões a 
catequese local para fórmulas sintéticas e memorizáveis.
VI.  AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS
23)  Neste Catecismo a ênfase é posta na exposição doutrinal. Quer ele ajudar a aprofundar o 
conhecimento da fé. Por isso mesmo está orientado para o amadurecimento desta fé, para seu enraizamento 
na vida e sua irradiação no testemunho.
24)  Por sua própria finalidade, este Catecismo não se propõe realizar as adaptações da exposição 
e dos métodos catequéticos exigidas pelas diferenças de culturas, de idades, de maturidade espiritual, de 
situações sociais e eclesiais daqueles a quem a catequese é dirigida. Tais adaptações indispensáveis cabem 
aos catecismos apropriados e mais ainda aos que ministram instrução aos fiéis:
Aquele que ensina deve "fazer-se tudo para todos" (1 Cor 9,22), a fim de conquistar todos para 
Jesus Cristo... Particularmente, não imagine ele que lhe é confiado um único tipo de almas, e que
conseqüentemente lhe é permitido ensinar e formar de modo igual todos os fiéis à verdadeira piedade, com 
um só e mesmo método, sempre igual! Saiba ele bem que uns são em Jesus Cristo como que criancinhas 
recém-nascidas, outros, como que adolescentes, e finalmente alguns estão como que na posse de todas as 
suas forças... Os que são chamados ao ministério da pregação devem, na transmissão dos mistérios da fé e 
das regras dos costumes, adaptar suas palavras ao espírito e à inteligência de seus ouvintes.
ACIMA DE TUDO A CARIDADE25) Para concluir este Prólogo, é oportuno lembrar este princípio pastoral enunciado pelo Catecismo 
Romano:
Toda a finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no amor que não acaba. Com efeito, 
pode-se facilmente expor o que é preciso crer, esperar ou fazer; mas sobretudo é preciso fazer sempre com 
que apareça o Amor de Nosso Senhor, para que cada um compreenda que cada ato de virtude
perfeitamente cristão não tem outra origem senão o Amor, e outro fim senão o Amor