Carisma e busca da unidade e da comunhão da luz de deus

19/08/2011 18:57

 Carisma Luz de Deus 

Carisma e busca da unidade e da comunhão.


CARISMA: 
SER E DAR TESTEMUNHO DA LUZ DE DEUS PARA O MUNDO
Ao longo dos onze anos de existência da Comunidade Luz de Deus, ouvi por diversas vezes como que um ressoar do Espírito de Deus, que brotava do seio da comunidade em forma de pergunta: qual o nosso Carisma?
“Carisma é dom particular de Deus, uma graça única! É a identidade própria da comunidade. É um dom particular dado por Deus a um grupo, a uma comunidade, a um fundador. Distinto de outros já existentes, o Carisma de uma fundação não se iguala a nenhum outro, é dado por Deus com exclusividade para uma comunidade.”
Aos poucos Deus foi revelando-nos não só apenas o que é carisma, mas também que o carisma de uma Comunidade vai sendo plasmado ao longo de sua história. “Embora, normalmente, o nome de uma Comunidade já traga em si sua missão e seu carisma”, às vezes no inicio, é normal também não se ter a clareza necessária quanto a isso. E isto foi o que aconteceu com a Comunidade Luz de Deus. Todavia e em muitos casos o nome tem sido para muitas comunidades e foi sem dúvida para a CCLD fonte de inspiração divina no que se refere à revelação de seu carisma. Pois ser Luz de Deus, significa antes de tudo viver e anunciar o que Jesus pede particularmente de nós no Evangelho: “Ser Luz do Mundo” (Mt 5,14). E o que significa ser Luz? Segundo a Palavra de Deus significa ser e dar testemunho da Luz de Deus para o mundo. Eis o nosso carisma.
E como ser e viver hoje o carisma Luz de Deus na Igreja, na Comunidade e no mundo? Segue-se abaixo alguns direcionamentos e observações:
1º Abraçando a fé Cristã, buscando vivê-la no amor e de forma comprometida com o Reino de Deus, a Igreja Católica e a Comunidade.
2º Reconhecendo com humildade a nossa dependência de Deus “pois sem Deus nada somos, sem Deus nada podemos fazer.”
3º A exemplo de Jesus, “que veio para servir e não para ser servido”, nos dispor a doação no serviço missionário, à luz do batismo no Espírito Santo e da prática dos carismas, buscando resgatar as ovelhas que andam nas trevas especialmente os jovens.
4º Como discípulos de Jesus, nos decidir-mos ao seguimento a Ele, na obediência, na perseverança e na fidelidade ao seu projeto de vida e salvação e ao carisma e as regras de vida da Comunidade.
5º Buscando viver a unidade e a comunhão. O documento da conferência de Aparecida diz que “a fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão.” E que “a Igreja “atrai” quando vive em comunhão.” Para que sejamos luz é preciso que vivamos e cresçamos na unidade e na comunhão. Para isso é necessário que percebamos com clareza em primeiro lugar que mesmo com núcleos de missão diferentes, formamos uma só Comunidade, uma só obra. São Paulo nos ajuda compreender que a unidade e a comunhão, podem ser vivenciadas pela Comunidade, mesmo na diversidade, quando a compara com um corpo (1Cor 12, 12-27). É possível dar grandes passos em relação a unidade e a comunhão, quando há amor fraterno, respeito as diferenças, e reconhecimento do valor e da importância do outro na caminhada e na missão.
Ainda no âmbito da busca de unidade e comunhão, não podemos nos descuidar no sentido de conservar e valorizar, instâncias importantes que fazem parte da vida e missão da obra Luz de Deus como: Conselho Geral – que as reuniões do referido conselho seja priorizada por cada núcleo de missão e nenhum membro está dispensado a não ser por motivo de força maior. Para isso, é necessário que haja preparação e planejamento; Retiro espiritual para coordenadores – que seja priorizada por cada núcleo de missão a participação neste evento. Onde se busca fomentar o aprofundamento espiritual e os laços de amor fraterno entre os irmãos da Comunidade. Para isso também é necessário que haja preparação e planejamento ao longo do ano em curso; E ainda: Que haja em cada núcleo de missão, um retiro espiritual anual. E que no mesmo, seja trabalhado o aprofundamento espiritual da Comunidade levando-se em consideração a realidade local, tendo sempre em vista a identidade, o carisma e a missão; Que haja em cada núcleo de missão um encontro de formação anual (reciclagem), com um tema discernido pelo Conselho e lideranças e que esteja em sintonia e conformidade com a realidade eclesial da Igreja, da RCC e da Comunidade; Que o discernimento para a eleição dos membros dos Conselhos locais, seja feito de acordo com as regras de vida da Comunidade em conformidade com o Estatuto. E que sejam empossados oficialmente pelo Moderador Geral da Obra, quando de sua visita missionária, ou por alguém designado por ele. E que a partir do ano de 2011, a posse seja feita de acordo com um rito próprio, que será enviado para cada núcleo de missão; Que cada núcleo de missão realize anualmente se possível na festa de Pentecostes o Seja Luz (Seminário de vida no Espírito Santo).

Pe. Clovis Nogueira de Oliveira