O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA E DA RECONCILIAÇÃO
ARTIGO 4
1422 “Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia
divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que
feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade exemplo e orações.”
I. COMO SE CHAMA ESTE SACRAMENTO?
1423 Chama-se sacramento da Conversão, pois realiza sacramentalmente o convite de
Jesus à conversão, o caminho de volta ao Pai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.
Chama-se sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de
conversão, de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.
1424 É chamado sacramento da Confissão porque a declaração, a confissão dos
pecados diante do sacerdote é um elemento essencial desse sacramento. Num sentido
profundo esse sacramento também é uma “confissão”, reconhecimento e louvor da santidade
de Deus e de sua misericórdia para com o homem pecador. Também é chamado sacramento do perdão porque pela absolvição sacramental do sacerdote Deus concede “o perdão e a
paz”
É chamado sacramento da Reconciliação porque dá ao pecador o amor de Deus que
reconcilia: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5,20). Quem vive do amor misericordioso de Deus
está pronto a responder ao apelo do Senhor: “Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt
5,24).
II. POR QUE UM SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO APÓS O BATISMO?
1425 “Vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do
Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus” (1 Cor 6,11). É preciso tomar consciência da
grandeza do dom de Deus que nos é oferecido nos sacramentos da iniciação cristã para
compreender até que ponto o pecado é algo que deve ser excluído daquele que se “vestiu de
Cristo”. Mas o apóstolo São João também diz: “Se dissermos: “Não temos pecado”, enganamonos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1Jo 1,8). E o próprio Senhor nos ensinou a
rezar: “Perdoa-nos os nossos pecados” (Lc 11,4), vinculando o perdão de nossas ofensas ao
perdão que Deus nos conceder de nossos pecados.
1426 A conversão a Cristo, o novo nascimento pelo Batismo, o dom do Espírito Santo, o
Corpo e o Sangue de Cristo recebidos como alimento nos tornaram “santos e irrepreensíveis
diante dele” (Ef 1,4), como a própria Igreja, esposa de Cristo, é “santa e irrepreensível” (Ef 5,27).
Entretanto, a nova vida recebida na iniciação cristã não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da
natureza humana, nem a inclinação ao pecado, que a tradição chama de concupiscência,
que continua nos batizados para prová-los no combate da vida cristã, auxiliados pela graça de
Cristo. É o combate da conversão para chegar à santidade e à vida eterna, para a qual somos
incessantemente chamados pelo Senhor.
III. A CONVERSÃO DOS BATIZADOS
1427 Jesus convida à conversão. Este apelo é parte essencial do anúncio do Reino:
“Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho”
(Mc 1,15). Na pregação da Igreja este apelo é feito em primeiro lugar aos que ainda não
conhecem a Cristo e seu Evangelho. Além disso, o Batismo é o principal lugar da primeira e
fundamental conversão. É pela fé na Boa Nova e pelo Batismo [ag16] que se renuncia ao mal e
se adquire a salvação, isto é, a remissão de todos os pecados e o dom da nova vida.
1428 Ora o apelo de Cristo à conversão continua a soar na vida dos cristãos. Esta
segunda conversão é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, que “reúne em seu próprio seio
os pecadores” e que “e ao mesmo tempo santa e sempre, na necessidade de purificar-se, busca
sem cessar a penitência e a renovação”. Este esforço de conversão não é apenas uma obra
humana. E o movimento do “coração contrito” atraído e movido pela graça a responder ao
amor misericordioso de Deus que nos amou primeiro.
1429 Comprova-o a conversão de 5. Pedro após a tríplice negação de seu mestre. O
olhar de infinita misericórdia de Jesus provoca lágrimas de arrependimento, depois da
ressurreição do Senhor, a afirmação, três vezes reiterada, de seu amor por ele. A segunda
conversão também possui uma dimensão comunitária. Isto aparece no apelo do Senhor a toda
uma Igreja: “Converte-te!” (Ap 2,5.16).
Santo Ambrósio, referindo-se às duas conversões, diz que na Igreja “existem a água e as
lágrimas: a água do Batismo e as lágrimas da penitência”.
IV. A PENITÊNCIA INTERIOR
1430 Como já nos profetas, o apelo de Jesus à conversão e penitência não visa em
primeiro lugar às obras exteriores, saco e a cinza”, os jejuns e as mortificações, mas à conversão do coração, à penitência interior. Sem ela, as obras de penitência continuam estéreis e
enganadoras: a conversão interior, ao contrário, impele a expressar essa atitude por sinais visíveis,
gestos e obras de penitência.
1431 A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma
conversão para Deus de todo nosso coração, uma ruptura com o pecado, uma aversão ao mal
e repugnância às m s obras que cometemos. Ao mesmo tempo, é o desejo e a resolução de
mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça.
Esta conversão do coração vem acompanhada de uma dor e uma tristeza salutares, chamadas
pelos Padres de “animi cruciatus (aflição do espírito)”, “compunctio cordis (arrependimento do
coração)” .
1432 O coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus dê
ao homem um coração novo. A conversão é antes de tudo uma obra da graça de Deus que
reconduz nossos corações a ele: “Converte-nos a ti, Senhor, e nos converteremos” (Lm 5,21). Deus
nos dá a força de começar de novo. É descobrindo a grandeza do amor de Deus que nosso
coração experimenta o horror e o peso do pecado e começa a ter medo de ofender a Deus
pelo mesmo pecado e de ser separado dele. O coração humano converte-se olhando para
aquele que foi traspassado por nossos pecados.
Fixemos nossos olhos no sangue de Cristo para compreender como é precioso a seu Pai
porque, derramado para a nossa salvação, dispensou ao mundo inteiro a graça do
arrependimento.
1433 Depois da Páscoa, o Espírito Santo “estabelecer a culpabilidade do mundo a
respeito do pecado”, a saber, que o mundo não acreditou naquele que o Pai enviou. Mas esse
mesmo Espírito, que revela o pecado, é o Consolador que dá ao coração do homem a graça
do arrependimento e da conversão.
V. AS MÚLTIPLAS FORMAS DA PENITÊNCIA NA VIDA CRISTÃ
1434 A penitência interior do cristão pode ter expressões bem variadas. A escritura e os
padres insistem principalmente em três formas: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a
conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros. Ao lado da purificação radical
operada pelo batismo ou pelo martírio, citam, como meio de obter o perdão dos pecados, os
esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo as lágrimas de penitência, a
preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade,
“que cobre uma multidão de pecados” (1Pd 4,8).
1435 A conversão se realiza na vida cotidiana por meio de gestos de reconciliação, do
cuidado dos pobres, do exercício e da defesa da Justiça e do direito, pela confissão das faltas
aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência pela
direção espiritual, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da
justiça. Tomar sua cruz, cada dia, seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitencia.
1436 Eucaristia e penitência. A conversão e a penitência cotidiana encontram sua fonte e
seu alimento na Eucaristia, pois nela se torna presente o sacrifício de Cristo que nos reconciliou
com Deus; por ela são nutridos e fortificados aqueles que vivem da vida de Cristo: “ela é o
antídoto que nos liberta de nossas faltas cotidianas e nos preserva dos pecados mortais”.
1437 A leitura da Sagrada Escritura, a oração da Liturgia das Horas e do Pai-nosso, todo
ato sincero de culto ou de piedade reaviva em nós o espírito de conversão e de penitência e
contribui para o perdão dos pecados.
1438 Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da
quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática
penitencial da Igreja[ag45] . Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios
espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações
voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias).1439 O dinamismo da conversão e da penitência foi maravilhosa-mente descrito por
Jesus na parábola do “filho pródigo”, cujo centro é “O pai misericordioso”: o fascínio de uma
liberdade ilusória, o abandono da casa paterna; a extrema miséria em que se encontra o filho
depois de esbanjar sua fortuna; a profunda humilhação de ver-se obrigado a cuidar dos porcos
e, pior ainda, de querer matar a fome com a sua ração; a reflexão sobre os bens perdidos; o
arrependimento e a decisão de declarar-se culpado diante do pai; o caminho de volta; o
generoso acolhimento da parte do pai; a alegria do pai: tudo isso são traços específicos do
processo de conversão. A bela túnica, o anel e o banquete da festa são símbolos desta nova
vida, pura, digna, cheia de alegria, que é a vida do homem que volta a Deus e ao seio de sua
família, que é a Igreja. Só o coração de Cristo que conhece as profundezas do amor do Pai
pôde revelar-nos o abismo de sua misericórdia de uma maneira tão simples e tão bela.
VI. O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA E DA RECONCILIAÇÃO
1440 O pecado é antes de tudo uma ofensa a Deus, uma ruptura da comunhão com
ele. Ao mesmo tempo é um atentado à comunhão com a Igreja. Por isso, a conversão traz
simultaneamente o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, Q que é expresso e
realizado liturgicamente pelo sacramento da Penitência e da Reconciliação.
SÓ DEUS PERDOA OS PECADOS
1441 Só Deus perdoa os pecados[. Por ser o Filho de Deus, Jesus diz de si mesmo: “O Filho
do homem tem poder de perdoar pecados na terra” (Mc 2,10) e exerce esse poder divino: “Teus
pecados estão perdoados!” (Mc 2,5). Mais ainda: em virtude de sua autoridade divina, transmite
esse poder aos homens para que o exerçam em seu nome.
1442 A vontade de Cristo é que toda a sua Igreja seja, na oração, em sua vida e em sua
ação, o sinal e instrumento do perdão e da reconciliação que “ele nos conquistou ao preço de
seu sangue”. Mas confiou o exercício do poder de absolvição ao ministério apostólico,
encarregado do “ministério da reconciliação” (2Cor 5,18). O apóstolo é enviado “em nome de
Cristo”, e “é o próprio Deus” que, por meio dele, exorta e suplica: “Reconciliai-vos com Deus”
(2Cor 5,20).
RECONCILIAÇÃO COM A IGREJA
1443 Durante sua vida pública, Jesus não só perdoou os pecados, mas também
manifestou o efeito desse perdão: reintegrou os pecadores perdoados na comunidade do povo
de Deus, da qual o pecado os havia afastado ou até excluído. Um sinal evidente disso é o fato
de Jesus admitir os pecadores à sua mesa e, mais ainda, de Ele mesmo sentar-se à sua mesa,
gesto que exprime de modo estupendo ao mesmo tempo o perdão de Deus e o retomo ao seio
do Povo de Deus.
1444 Conferindo aos apóstolos seu próprio poder de perdoar os pecados, o Senhor
também lhes dá a autoridade de reconciliar os pecadores com a Igreja. Esta dimensão eclesial
de sua tarefa exprime-se principalmente na solene palavra de Cristo a Simão Pedro: “Eu te darei
as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra ser ligado nos céus, e o que desligares na
terra será desligado nos céus” (Mt 16,19). “O múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro,
consta que também foi dado ao colégio do apóstolos, unido a seu chefe (cf. Mt 18,18; 28,16-
20).”
1445 As palavras ligar e desligar significam: aquele que excluirdes da vossa comunhão,
será excluído da comunhão com Deus; aquele que receberdes de novo na vossa comunhão,
Deus o acolherá também na sua. A reconciliação com a Igreja é inseparável da reconciliação
com Deus.O SACRAMENTO DO PERDÃO
1446 Cristo instituiu o sacramento da Penitência para todos os membros pecadores de
sua Igreja, antes de tudo para aqueles que, depois do Batismo, cometeram pecado grave e
com isso perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial. E a eles que o sacramento
da Penitência oferece uma nova possibilidade de converter-se e de recobrar a graça da
justificação. Os Padres da Igreja apresentam este sacramento como “a segunda tábua (de
salvação) depois do naufrágio que é a perda da graça.
1447 No curso dos séculos, a forma concreta segundo a qual a Igreja exerceu este poder
recebido do Senhor variou muito. Nos primeiros séculos, a reconciliação dos cristãos que haviam
cometido pecados particularmente graves depois do Batismo (por exemplo, a idolatria, o
homicídio ou o adultério) estava ligada a uma disciplina bastante rigorosa, segundo a qual os
penitentes deviam fazer penitência pública por seus pecados, muitas vezes durante longos anos,
antes de receber a reconciliação. A esta “ordem dos penitentes” (que incluía apenas certos
pecados graves) só se era admitido raramente e, em certas regiões, só uma vez na vida. No
século VII, inspirados na tradição monástica do Oriente, os missionários irlandeses trouxeram para
a Europa continental a prática “privada” da penitência que não mais exigia a prática pública e
prolongada de obras de penitência antes de receber a reconciliação com a Igreja. O
sacramento se realiza daí em diante de uma forma mais secreta entre o penitente e o presbítero.
Esta nova prática previa a possibilidade da repetição, abrindo assim o caminho para uma
freqüência regular a este sacramento. Permitia integrar numa única celebração sacramental o
perdão dos pecados graves e dos pecados veniais. Em linhas gerais, é essa a forma de
penitência praticada na Igreja até hoje.
1448 Mediante as mudanças por que passaram a disciplina e a celebração deste
sacramento ao longo dos séculos, podemos discernir sua própria estrutura fundamental que
consta de dois elementos igualmente essenciais: de um lado, os atos do homem que se converte
sob a ação do Espírito Santo, a saber, a contrição, a confissão e a satisfação; de outro lado, a
ação de Deus por intermédio da Igreja. A Igreja que, pelo Bispo e seus presbíteros, concede, em
nome de Jesus Cristo, o perdão dos pecados e fixa a modalidade da satisfação, ora pelo
pecador e faz penitência com ele. Assim o pecador é curado e reintegrado na comunhão
eclesial.
1449 A fórmula da absolvição em uso na Igreja latina exprime os elementos essenciais
deste sacramento: o Pai das misericórdias é a fonte de todo perdão. Ele opera a reconciliação
dos pecadores pela páscoa de seu Filho e pelo dom de seu Espírito, por meio da oração e
ministério da Igreja:
Deus, Pai de misericórdia, que, pela Morte e Ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo
consigo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da
Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo.
VII. OS ATOS DO PENITENTE
1450 “A penitência impele o pecador a suportar tudo de boa vontade. Em seu coração
está o arrependimento; em sua boca, a acusação; em suas obras, plena humildade e proveitosa
satisfação”.
A CONTRIÇÃO
1451 Entre os atos do penitente, a contrição vem em primeiro lugar. Consiste “numa dor
da alma e detestação do pecado cometido, com a resolução de não mais pecar no futuro” .
1452 Quando brota do amor de Deus, amado acima de tudo, contrição é “perfeita”
(contrição de caridade). Esta contrição perdoa as faltas veniais e obtém também o perdão dos pecado mortais, se incluir a firme resolução de recorrer, quando possível, à confissão
sacramental.
1453 A contrição chamada “imperfeita” (ou “atrição”) também é um dom de Deus, um
impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração do peso do pecado ou do temor da
condenação eterna e de outras penas que ameaçam o pecador (contrição por temor). Este
abalo da consciência pode ser o início de uma evolução interior que ser concluída sob a ação
da graça, pela absolvição sacramental. Por si mesma, porém, a contrição imperfeita não obtém
o perdão dos pecados graves, mas predispõe a obtê-lo no sacramento da penitência.
1454 Convém preparar a recepção deste sacramento fazendo um exame de
consciência à luz da Palavra de Deus. Os textos mais adaptados esse fim devem ser procurados
na catequese moral dos evangelhos e das cartas apostólicas: Sermão da Montanha,
ensinamentos apostólicos.
A CONFISSÃO DOS PECADOS
1455 A confissão dos pecados (acusação), mesmo do ponto de vista simplesmente
humano, nos liberta e facilita nossa reconciliação com os outros. Pela acusação, o homem
encara de frente os pecados dos quais se tornou culpado: assume a responsabilidade deles e,
assim, abre-se de novo a Deus e à comunhão da Igreja, a fim de tomar possível um futuro novo.
1456 A declaração dos pecados ao sacerdote constitui uma parte essencial do
sacramento da penitência: “Os penitentes devem, na confissão, enumerar todos os pecados
mortais de que têm consciência depois de examinar-se seriamente, mesmo que esses pecados
sejam muito secretos e tenham sido cometidos somente contra os dois últimos preceitos do
decálogo (Cf Ex 20,17; Mt 5,28.), pois, às vezes, esses pecados ferem gravemente a alma e são
mais prejudiciais do que os outros que foram cometidos à vista e conhecimento de todos”.
Quando os cristãos se esforçam para confessar todos os pecados que lhes vêm à
memória, não se pode duvidar que tenham o intuito de apresentá-los todos ao perdão da
misericórdia divina. Os que agem de outra forma, tentando ocultar conscientemente alguns
pecados, não colocam diante da bondade divina nada que ela possa perdoar por intermédio
do sacerdote. Pois, “se o doente tem vergonha de mostrar sua ferida ao médico, a medicina
não pode curar aquilo que ignora ”.
1457 Conforme o mandamento da Igreja, “todo fiel, depois de ter chegado à idade da
discrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, dos quais tem consciência, pelo menos
uma vez por ano. Aquele que tem consciência de ter cometido um pecado mortal não deve
receber a Sagrada Comunhão, mesmo que esteja profundamente contrito, sem receber
previamente a absolvição sacramental, a menos que tenha um motivo grave para comungar e
lhe seja impossível chegar a um confessor. As crianças devem confessar-se antes de receber a
Primeira Eucaristia.
1458 Apesar de não ser estritamente necessária, a confissão das faltas cotidianas
(pecados veniais) é vivamente recomendada pela Igreja. Com efeito, a confissão regular de
nossos pecados veniais nos ajuda a formar a consciência, a lutar contra nossas más tendências,
a deixar-nos curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito. Recebendo mais freqüentemente,
por meio deste sacramento, o dom da misericórdia do Pai, somos levados a ser misericordiosos
como ele;
Quem confessa os próprios pecados já está agindo em harmonia com Deus. Deus acusa
teus pecados; se tu também os acusas, tu te associas a Deus. O homem e o pecador são, por
assim dizer, duas realidades: quando ouves falar do homem, foi Deus quem o fez; quando ouves
falar do pecador, é o próprio homem quem o fez. Destrói o que fizeste para que Deus salve o
que Ele fez... Quando começas a detestar o que fizeste, é então que tuas boas obras começam,
porque acusas tuas más obras. A confissão das más obras é o começo das boas obras. Contribui
para a verdade e consegues chegar à 1uz[.A SATISFAÇÃO
1459 Muitos pecados prejudicam o próximo. É preciso fazer possível para reparar esse
mal (por exemplo restituir as coisas roubadas, restabelecer a reputação daquele que foi
caluniado ressarcir as ofensas e injúrias). A simples justiça exige isso. Mas, além disso, o pecado
fere e enfraquece o próprio pecador, como também suas relações com Deus e com o próxima.
A absolvição tira o pecado, mas não remedeia todas as desordens que ele causou. Liberto do
pecado, o pecador deve ainda recobrar a plena saúde espiritual. Deve, portanto, faz alguma
coisa a mais para reparar seus pecados: deve “satisfazer” de modo apropriado ou “expiar” seus
pecados. Esta satisfação chama-se também “penitência”.
1460 A penitência imposta pelo confessor deve levar em conta a situação pessoal do
penitente e procurar seu bem espiritual. Deve corresponder, na medida do possível, à gravidade
e à natureza dos pecados cometidos. Pode consistir na oração, numa oferta, em obras de
misericórdia, no serviço do próximo, em privações voluntárias, em sacrifícios e principalmente na
aceitação paciente da cruz que devemos carregar. Essas penitências nos ajudam a configurarnos com Cristo, que, sozinho, expiou nossos pecados uma vez por todas. Permitem-nos também
tomar-nos co-herdeiros de Cristo ressuscitado, “pois sofremos com ele”:
Mas nossa satisfação, aquela que pagamos por nossos pecados, só vale por intermédio de
Jesus Cristo, pois, não podendo coisa alguma por nós mesmos, “tudo podemos com a
cooperação daquele que nos dá força”(Cf Fl 4,13). E, assim, não tem o homem de que se gloriar,
mas toda a nossa “glória” está em Cristo... em quem oferecemos satisfação, “produzindo dignos
frutos de penitência (Cf Lc 3,8.), que dele recebem seu valor, por Ele são oferecidos ao Pai e
graças a Ele são aceitos pelo Pai.
VIII. O MINISTRO DESTE SACRAMENTO
1461 Como Cristo confiou a seus apóstolos o ministério da Reconciliação, os Bispos, seus
sucessores, e os presbíteros, colaboradores dos Bispos, continuam a exercer esse ministério. De
fato, são os Bispos e os presbíteros que têm, em virtude do sacramento da Ordem, o poder de
perdoar todos os pecados “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
1462 O perdão dos pecados reconcilia com Deus, mas também com a Igreja. O Bispo,
chefe visível da Igreja Particular, é, portanto, considerado, com plena razão, desde os tempos
primitivos, aquele que principalmente detém o poder e o ministério da reconciliação: ele é o
moderador da disciplina penitencial. Os presbíteros, seus colaboradores, o exercem na medida
em que receberam o múnus, quer de seu Bispo (ou de um superior religioso), quer do Papa, por
meio do direito da Igreja.
1463 Alguns pecados particularmente graves são passíveis de excomunhão, a pena
eclesiástica mais severa, que impede a recepção dos sacramentos e o exercício de certos atos
eclesiais. Neste caso, a absolvição não pode ser dada, segundo o direito da Igreja, a não ser
pelo Papa, pelo Bispo local ou por presbíteros autorizados por eles. Em caso de perigo de morte,
qualquer sacerdote, mesmo privado da faculdade de ouvir confissões, pode absolver de
qualquer pecado e de qualquer excomunhão.
1464 Os sacerdotes devem incentivar os fiéis a receber o sacramento da Penitência e
devem mostrar-se disponíveis a celebrar este sacramento cada vez que os cristãos o pedirem de
modo conveniente.
1465 Ao celebrar o sacramento da Penitência, o sacerdote cumpre o ministério do bom
pastor, que busca a ovelha perdida; do bom samaritano, que cura as feridas; do Pai, que espera
o filho pródigo e o acolhe ao voltar; do justo juiz, que não faz acepção de pessoa e cujo
julgamento é justo e misericordioso ao mesmo tempo. Em suma, o sacerdote é o sinal e o
instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador. 1466 O confessor não é o senhor, mas o servo do perdão de Deus. O ministro deste
sacramento deve unir-se à intenção e à caridade Cristo. Deve possuir um comprovado
conhecimento do comportamento cristão, experiência das coisas humanas, respeito e
delicadeza diante daquele que caiu; deve amar a verdade, ser fiel ao magistério da Igreja e
conduzir, com paciência, o penitente à cura e à plena maturidade. Deve orar e fazer penitência
por ele, confiando-o à misericórdia do Senhor.
1467 Diante da delicadeza e da grandiosidade deste ministério e do respeito que se
deve às pessoas, a Igreja declara que todo sacerdote que ouve confissões é obrigado a guardar
segredo absoluto a respeito dos pecados que seus penitentes lhe confessaram, sob penas
severíssimas. Também não pode fazer uso do conhecimento da vida dos penitentes adquirido
pela confissão. Este segredo, que não admite exceções, chama-se “sigilo sacramental”, porque
o que o penitente manifestou ao sacerdote permanece “sigilado” pelo sacramento.
IX. OS EFEITOS DESTE SACRAMENTO
1468 “Toda a força da Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus
e de nos unir a Ele com a máxima amizade.” Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento
é a reconciliação com Deus. Os que recebem o sacramento da Penitência com coração
contrito e disposição religiosa “podem usufruir a paz e a tranqüilidade da consciência, que vem
acompanhada de uma intensa consolação espiritual”. Com efeito, o sacramento da
Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira “ressurreição espiritual”, uma restituição
da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade
de Deus (Cf Lc 15,32).
1469 Este sacramento nos reconcilia com a Igreja. O pecado fende ou quebra a
comunhão fraterna. O sacramento da Penitência a repara ou restaura. Neste sentido, ele não
cura apenas aquele que é restabelecido na comunhão eclesial, mas tem também um efeito
vivificante sobre a vida da Igreja, que sofreu com o pecado de um de seus membros.
Restabelecido ou confirmado na comunhão dos santos, o pecador sai fortalecido pela
participação dos bens espirituais de todos os membros vivos do Corpo de Cristo, quer estejam
ainda em estado de peregrinação, quer já estejam na pátria celeste:
Não devemos esquecer que a reconciliação com Deus tem como conseqüência, por
assim dizer, outras reconciliações capazes de remediar outras rupturas ocasionadas pelo
pecado: o penitente perdoado reconcilia-se consigo mesmo no íntimo mais profundo de seu ser,
onde recupera a própria verdade interior; reconcilia-se com os irmãos que de alguma maneira
ofendeu e feriu; reconcilia-se com a Igreja; e reconcilia-se com toda a criação.
1470 Neste sacramento, o pecador, entregando-se ao julgamento misericordioso de
Deus, antecipa de certa maneira o julgamento a que ser sujeito no fim desta vida terrestre. Pois é
agora, nesta vida, que nos é oferecida a escolha entre a vida e a morte, e só pelo caminho da
conversão poderemos entrar no Reino do qual somos excluídos pelo pecado grave.
Convertendo-se a Cristo pela penitência e pela fé, o pecador passa da morte para a vida “sem
ser julgado” (Jo 5,24).
X. AS INDULGÊNCIAS
1471 A doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão estreitamente ligadas aos
efeitos do sacramento da Penitência.
QUE É A INDULGÊNCIA?
“A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já
perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condiçõesdeterminadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e
aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos.”
“A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberar parcial totalmente da pena devida
pelos pecados.” Todos os fiéis podem adquirir indulgências (...) para si mesmos ou aplicá-las aos
defuntos.
AS PENAS DO PECADO
1472 Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, é preciso admitir que o
pecado tem uma dupla conseqüência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e,
conseqüentemente, nos toma incapazes da vida eterna; esta privação se chama “pena eterna”
do pecado. Por outro lado, todo pecado, mesmo venial, acarreta um apego prejudicial às
criaturas que exige purificação, quer aqui na terra, quer depois da morte, no estado chamado
“purgatório”. Esta purificação liberta da chamada “pena temporal” do pecado. Essas duas
penas não devem ser concebidas como uma espécie de vingança infligida por Deus do exterior,
mas, antes, como uma conseqüência da própria natureza do pecado. Uma conversão que
procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo
que não haja mais nenhuma pena.
1473 O perdão do pecado e a restauração da comunhão com Deus implicam a
remissão das penas eternas do pecado. Mas permanecem as penas temporais do pecado.
Suportando pacientemente os sofrimentos e as provas de todo tipo e, chegada a hora,
enfrentando serenamente a morte, o cristão deve esforçar-se para aceitar, como urna graça,
essas penas temporais do pecado; deve aplicar-se, por inicio de obras de misericórdia e de
caridade, como também pela oração e por diversas práticas de penitência, a despojar-se
completamente do “velho homem” para revestir-se do “homem novo”.
NA COMUNHÃO DOS SANTOS
1474 O cristão que procura purificar-se de seu pecado e santificar-se com o auxílio da
graça de Deus não está só. “A vida de cada um dos filhos de Deus se acha unida, por um
admirável laço, em Cristo e por Cristo, com a vida de todos os outros irmãos cristãos na unidade
sobrenatural do corpo místico de Cristo, como numa única pessoa mística.”
1475 Na comunhão dos santos, “existe certamente entre os fiéis já admitidos na posse da
pátria celeste, os que expiam as faltas no purgatório e os que ainda peregrinam na terra, um
laço de caridade e um amplo intercâmbio de todos os bens”. Neste admirável intercâmbio,
cada um se beneficia da santidade dos outros, bem para além do prejuízo que o pecado de um
possa ter causado aos outros. Assim, o recurso à comunhão dos santos permite ao pecador
contrito se purificado, mais cedo e mais eficazmente, das penas do pecado.
1476 Esses bens espirituais da comunhão dos santos também são chamados o tesouro da
Igreja, “que não é uma soma de bens comparáveis às riquezas materiais acumuladas no
decorrer dos séculos, mas é o valor infinito e inesgotável que têm junto a Deus as expiações e os
méritos de Cristo, nosso Senhor, oferecidos para que a humanidade toda seja libertada do
pecado e chegue à comunhão com o Pai. E em Cristo, nosso redentor, que se encontram em
abundância as satisfações e os méritos de sua redenção”.
1477 “Pertence, além disso, a esse tesouro o valor verdadeiramente imenso,
incomensurável e sempre novo que têm junto a Deus as preces e as boas obras da Bemaventurada Virgem Maria e de todos os santos que, seguindo as pegadas de Cristo Senhor, por
sua graça se santificaram e totalmente acabaram a obra que o Pai lhes confiara, de sorte que,
operando a própria salvação, também contribuíram para a salvação de seus irmãos na unidade
do corpo místico.”OBTER A INDULGÊNCIA DE DEUS MEDIANTE A IGREJA
1478 A indulgência se obtém de Deus mediante a Igreja, que, em virtude do poder de
ligar e desligar que Cristo Jesus lhe concedeu, intervém em favor do cristão, abrindo-lhe o
tesouro dos méritos de Cristo e dos santos para obter do Pai das misericórdias a remissão das
penas temporais devidas a seus pecados. Assim, a Igreja não só vem em auxílio do cristão, mas
também o incita a obras de piedade, de penitência e de caridade.
1479 Uma vez que os fiéis defuntos em vias de purificação também são membros da
mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los entre outros modos, obtendo em favor deles
indulgências para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.
XI. A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA
1480 Como todos os sacramentos, a Penitência é uma ação litúrgica. São estes
ordinariamente os elementos da celebração: saudação e bênção do sacerdote, leitura da
Palavra de Deus para iluminar a consciência e suscitar a contrição, exortação ao
arrependimento; confissão que reconhece os pecados e os manifesta ao padre; imposição e
aceitação da penitência; absolvição do sacerdote; louvor de ação de graças e despedida com
a bênção do sacerdote.
1481 A liturgia bizantina conhece diversas fórmulas de absolvição, forma depreciativa,
que exprimem admiravelmente o mistério do perdão: “Que o Deus que pelo profeta Natã
perdoou a Davi, que confessou seus próprios pecados; a Pedro, quando chorou amargamente;
à prostituta, quando lavou seus pés com lágrimas; ao publicano e ao filho pródigo, que esse
mesmo Deus vos perdoe, por mim, pecador, nesta vida e na outra, e vos faça comparecer em
seu terrível tribunal sem vos condenar, Ele que é bendito nos séculos dos séculos. Amém.
1482 O sacramento da Penitência também pode ter lugar no quadro de uma celebração
comunitária, na qual as pessoas se preparam juntas para a confissão e também juntas
agradecem pelo perdão recebido. Neste caso, a confissão pessoal dos pecados e a absolvição
individual são inseridas numa liturgia da Palavra de Deus, com leituras e homilia, exame de
consciência em comum, pedido comunitário de perdão, oração do Pai-Nosso e ação de graças
em comum. Esta celebração comunitária exprime mais claramente o caráter eclesial da
penitência. Mas, seja qual for o modo da celebração, o sacramento da Penitência sempre é, por
sua própria natureza, uma ação litúrgica, portanto eclesial e pública.
1483 Em casos de necessidade grave, pode-se recorrer à celebração comunitária da
reconciliação com confissão e absolvição gerais. Esta necessidade grave pode apresentar-se
quando há um perigo iminente de morte sem que o ou os sacerdotes tenham tempo suficiente
para ouvir a confissão de cada penitente. A necessidade grave pode também apresentar-se
quando, tendo-se em vista o número dos penitentes, não havendo confessores suficientes para
ouvir devidamente as confissões individuais num tempo razoável, de modo que os penitentes,
sem culpa de sua parte, se veriam privados durante muito tempo da graça sacramental ou da
sagrada Eucaristia. Nesse caso, os fiéis devem ter, para a validade da absolvição, o propósito de
confessar individualmente seus pecados graves no devido tempo. Cabe ao Bispo diocesano
julgar se os requisitos para a absolvição geral existem[ag138] . Um grande concurso de fiéis por
ocasião das grandes festas ou de peregrinação não constitui caso de tal necessidade grave.
1484 “A confissão individual e integral seguida da absolvição continua sendo o único
modo ordinário pelo qual os fiéis se reconciliam com Deus e com a Igreja, salvo se uma
impossibilidade física ou moral dispensar desta confissão.” Há razões profundas para isso. Cristo
age em cada um dos sacramentos. Dirige-se pessoalmente a cada um dos pecadores: “Filho, os
teus pecados estão perdoados” (Mc 2,5); ele é o médico que se debruça sobre cada um dos
doentes que têm necessidade dele para curá-los; ele os soergue e reintegra na comunhão
fraterna. A confissão pessoal é, pois, a forma mais significativa da reconciliação com Deus e com
a Igreja.RESUMINDO
1485 “Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito Santo; aqueles a
quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; aqueles aos quais os retiverdes, ser-lhes-ão
retidos” (Jo 20,22-23).
1486 O perdão dos pecados cometidos após o Batismo é concedido por um sacramento
próprio chamado sacramento da Conversão, da Confissão, da Penitência ou da Reconciliação.
1487 Quem peca fere a honra de Deus e seu amor, sua própria dignidade de homem
chamado a ser filho de Deus e a saúde espiritual da Igreja, da qual cada cristão é uma pedra
viva.
1488 Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave que o pecado, e nada tem
conseqüências piores para os próprios pecador, e para a Igreja e para o mundo inteiro.
1489 Voltar à comunhão com Deus depois de a ter perdido pelo pecado é um
movimento que nasce da graça do Deus misericordioso e solícito pela salvação dos homens. E
preciso pedir esse dom precioso para si mesmo e também para os outros.
1490 O movimento de volta a Deus, chamado conversão e arrependimento, implica
uma dor e uma aversão aos pecados cometidos e o firme propósito de não mais pecar no
futuro. A conversão atinge, portanto, o passado e o futuro; nutre-se da esperança na
misericórdia divina.
1491 O sacramento da Penitência é constituído de três atos do penitente e da
absolvição dada pelo sacerdote. Os atos do penitente são o arrependimento, a confissão ou
manifestação dos pecados ao sacerdote e o propósito de cumprir a penitência e as obras de
reparação.
1492 O arrependimento (também chamado contrição) deve inspirar-se em motivos que
decorrem da fé. Se o arrependimento estiver embasado no amor de caridade para com Deus, é
chamado “perfeito”; se estiver fundado em outros motivos, será “imperfeito”.
1493 Aquele que quiser obter a reconciliação com Deus e com a Igreja deve confessar
ao sacerdote todos os pecados graves que ainda não confessou e de que se lembra depois de
examinar cuidadosamente sua consciência. Mesmo sem ser necessária em si a confissão das
faltas veniais, a Igreja não deixa de recomendá-la vivamente.
1494 O confessor propõe ao penitente o cumprimento de certos atos de “satisfação” ou
de “penitencia”, para reparar o prejuízo causado pelo pecado e restabelecer os hábitos próprios
ao discípulo de Cristo.
1495 Somente os sacerdotes que receberam da autoridade da Igreja a faculdade de
absolver podem perdoar os pecados em nome de Cristo.
1496 Os efeitos espirituais do sacramento da Penitência são:
ü a reconciliação com Deus, pela qual o penitente recobra a graça;
ü a reconciliação com a Igreja;
ü a remissão da pena eterna devida aos pecados mortais;
ü a remissão, pelo menos em parte, das penas temporais, seqüelas do pecado;
ü a paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual;
ü o acréscimo de forças espirituais para o combate cristão.
1497 A confissão individual e integral dos pecados graves, seguida da absolvição,
continua sendo o único meio ordinário de reconciliação com Deus e com a Igreja.1498 Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas
do