O Batismo do Senhor

13/09/2012 13:10

 

 


Cristo é iluminado: nos deixemos iluminar junto com ele; Cristo se faz batizar: rebaixemo-nos ao mesmo tempo em que ele, para subir com ele. João está batizando, e Cristo se aproxima; talvez para santificar ao mesmo por quem vai ser batizado; e, sem dúvida, para sepultar nas águas a todo o velho Adão, santificando o Jordão antes de nós e por nossa causa; e assim, o Senhor, que era espírito e carne, consagra-nos mediante o Espírito e a água.

João se nega, Jesus insiste. Então: Sou eu o que necessito que você me batize, diz a lâmpada ao Sol, a voz à Palavra, o amigo ao Marido, o maior entre os nascidos de mulher ao Primogênito de toda a criação, que tinha saltado de júbilo no seio materno ao que tinha sido já adorado quando estava nele, que era e teria que ser precursor ao que se manifestou e se manifestará. 

Sou eu o que necessito que você me batize; e poderia ter acrescentado: «Por sua causa.» Pois sabia muito bem que teria que ser batizado com o martírio; ou que, como Pedro, não só lhe lavariam os pés. Mas Jesus, por sua parte, ascende também das águas; pois leva consigo para o alto ao mundo, e olhe como se abrem de par em par os céus que Adão fazia que se fechassem para si e para sua posteridade, do mesmo modo que se fechou o paraíso com a espada de fogo.

Também o Espírito dá testemunho da divindade, indo em favor de quem é seu semelhante. E a voz descende do céu, pois do céu procede precisamente Aquele de quem se dava testemunho; do mesmo modo que a pomba, Aparecida em forma visível, honra o corpo de Cristo, que por deificação era também Deus. Assim também, muitos séculos antes, a pomba tinha anunciado o fim do dilúvio. Honremos hoje nós, por nossa parte, o batismo de Cristo, e celebremos com toda honestidade sua festa. Tomara que estejam já purificados, e lhes purifiquem de novo. 

Nada terá o que agrade tanto a Deus como o arrependimento e a salvação do homem, em cujo benefício se pronunciaram todas as palavras e revelação todos os mistérios; para que, como astros no firmamento, convertam-lhes em uma força vivificadora para o resto dos homens; e os esplendores daquela luz que brilha no céu lhes façam resplandecer, como perfeitos brilhos, junto a sua imensa luz, iluminados com mais pureza e claridade pela Trindade, cujo único raio, brotado da única Deidade, recebestes inicialmente em Cristo Jesus, Nosso Senhor, a quem lhe sejam dadas a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.