ARTIGO 2 - NÓS CREMOS

14/12/2011 10:05

 

 
166  A fé é um ato pessoal: a resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela. Ela não é, 
porém, um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho, assim como ninguém pode viver sozinho. Ninguém deu a 
fé a si mesmo, assim como ninguém deu a vida a si mesmo. O crente recebeu a fé de outros, deve transmiti-la 
a outros. Nosso amor por Jesus e pelos homens nos impulsiona a falar a outros de nossa fé. Cada crente é 
como um elo na grande corrente dos crentes. Não posso crer sem ser carregado pela fé dos outros, e pela 
minha fé contribuo para carregar a fé dos outros.
167 "Eu creio": esta é a fé da Igreja, professada pessoalmente por todo crente, principalmente pelo 
batismo. "Nós cremos": esta é a fé da Igreja confessada pelos bispos reunidos em Concílio ou, mais
comumente, pela assembléia litúrgica dos crentes. "Eu creio" é também a Igreja, nossa Mãe, que responde a 
Deus com sua fé e que nos ensina a dizer: "eu creio", "nós cremos".

I. "OLHAI, SENHOR, PARA A FÉ DA VOSSA IGREJA"

168 É antes de tudo a Igreja que crê e que desta forma carrega, alimenta e sustenta minha fé. E 
antes de tudo a Igreja que, em toda parte, confessa o Senhor ("Te per orbem terrarum sancta confitetur 
Ecclesia A vós por toda a terra proclama a Santa Igreja", assim cantamos no Te Deum), e com ela e nela 
também nós somos impulsionados e levados a confessar: "Eu creio", "nos cremos". É por intermédio da Igreja 
que recebemos a fé e a vida nova no Cristo pelo batismo. No "Ritual Romano", o ministro do batismo
pergunta ao catecúmeno: "Que pedes à Igreja de Deus?" E a resposta: "A fé." "E que te dá a fé?" "A vida 
eterna." 
169  A salvação vem exclusivamente de Deus, mas, por recebermos a vida de fé por meio da Igreja, 
esta última é nossa mãe: "Nós cremos na Igreja como a mãe de nosso novo nascimento, e não como se ela 
fosse a autora de nossa salvação". Por ser nossa mãe, a Igreja é também a educadora de nossa fé.

II. A LINGUAGEM DA FÉ

170  Não cremos em fórmulas, mas nas realidades que elas expressam e que a fé nos permite 
"tocar". "O ato (de fé) do crente não pára no enunciado, mas chega até a realidade (enunciada). Todavia, 
temos acesso a essas realidades com o auxílio das formulações da fé. Estas permitem expressar e transmitir 
a fé, celebrá-la em comunidade, assimilá-la e vivê-la cada vez mais.
171 A Igreja, que é "a coluna e o sustentáculo da verdade" (1 Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma 
vez por todas confiada aos santos. E ela que conserva a memória das Palavras de Cristo, é ela. que
transmite de geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a 
falar e, com isto, a, compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé para 
introduzir-nos na compreensão e na vida da fé.

III. UMA ÚNICA FÉ

172 Há séculos, mediante tantas línguas, culturas, povos e nações, a Igreja não cessa de confessar 
sua única fé, recebida de só Senhor, transmitida por um único batismo, enraizada na convicção de que todos 
os homens têm um só Deus e Pai, São Irineu de Lião, testemunha desta fé, declara:
173 "Com efeito, a Igreja, embora espalhada pelo mundo inteiro até os confins da terra, tendo 
recebido dos apóstolos e dos discípulos deles a fé... guarda [esta pregação e esta fé] com cuidado, como se 
habitasse em uma só casa; nelas crê de forma idêntica, como se tivesse uma só alma; e prega as verdades 
de fé, as ensina e transmite com voz unânime, como se possuísse uma só boca". 174 "Pois, se no mundo as línguas diferem, o conteúdo da Tradição é uno e idêntico. E nem as Igrejas 
estabelecidas na Germânia têm outra fé ou outra Tradição, nem as que estão entre os iberos, nem as que 
estão entre os celtas, nem as do Oriente, do Egito, da Líbia, nem as que estão estabelecidas no centro do 
mundo..." "A mensagem da Igreja é, portanto, verídica e sólida, pois é nela que um único caminho de
salvação aparece no mundo inteiro."
175 "Esta fé que recebemos da Igreja, nós a guardamos com cuidado, pois sem cessar, sob a ação 
do Espírito de Deus, à guisa de um depósito de grande preço encerrado em um vaso precioso, ela 
rejuvenesce e faz rejuvenescer o próprio vaso que a contém."

RESUMINDO

176 A fé é uma adesão pessoal do homem inteiro a Deus que se revela. Ela inclui uma adesão da 
inteligência e da vontade à Revelação que Deus fez de si mesmo por suas ações e palavras. 
177 Por conseguinte, "crer" tem uma dupla referência: à pessoa e à verdade; à verdade, por
confiança na pessoa que a atesta. 
178 Não devemos crer em ninguém a não ser em Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo
179 A fé é um dom sobrenatural de Deus. Para crer, o homem tem necessidade dos auxílios interiores 
do Espírito Santo
180  "Crer" e um ato humano, consciente e livre, que corresponde à dignidade da pessoa humana.
181 "Crer" e um ato eclesial. A fé da Igreja precede, gera, tenta e alimenta nossa fé. A Igreja é a 
mãe de todos os crentes. "Ninguém pode ter a Deus por Pai, que não tenha Igreja por mãe. " 
182 "Nós cremos em tudo o que está contido na Palavra de Deus escrita ou transmitida, e que a 
Igreja propõe a crer c divinamente revelado. " 
183 A fé é necessária à salvação. O próprio Senhor afirma: “Aquele que crer e for batizado será 
salvo; aquele que não crer será condenado”   (Mc 16, 16).
184 "A fé é um antegozo do conhecimento que nos tornará bem-aventurados na vida futura".